segunda-feira, 6 de junho de 2011

Quero ser escritora !

Todo mundo ta cansado ne saber que eu quero ser um monte de coisas de coisas né ? E eu pesquisando por ai , fiquei em dúvida de novo , designer de moda é a profissão feita pra mim , adoro glamour e correria , e organizar um grande desfile e ditar a moda pra mim seria fácil , Mas nem tudo são flores nesse meio , e eu tenho uma grande paixão ESCREVER , rs . Ultimamente tenho escrito de um novo jeito , meu estilo evoluiu , junto com meu senso crítico de moda :) Ai já viu , adolescente é indeciso , eu sou imdecisa e muito impulsiva , procurei entre os escritores famosos algumas dicas e vi no blog da Thalita Rebouças , aquela fofaaaaaaa , algumas dicas pra quem tem já seu livro pronto e quer ser visto no meio de uma pilha de livro nas editoras !


Para quem já está com seu primeiro original prontinho

1) Registre seus originais na Biblioteca Nacional antes de enviá-losalt a uma editora. O procedimento é simples e está descrito no site da instituição. Importante: este registro não precisa ser enviado para as editoras junto com os originais.

2) Envie, junto com uma carta de apresentação caprichada, um exemplar encadernado para todas as editoras que você acha que têm perfil para publicar o seu livro. Muita gente me pergunta se pode mandar os originais em formato digital. Melhor pesquisar o site da editora para ver se eles aceitam nesse formato. Se lá não disser nada, o melhor é enviar seus originais para a editora impressos e encadernados.

Só que é preciso tomar alguns cuidados. Se você simplesmente enviar os originais num envelope pardo, pode ter certeza de que ele vai acabar numa pilha que, usualmente, vai do chão ao teto. As editoras simplesmente não conseguem avaliar todos os originais que chegam para elas.

Para que isso não aconteça, invente uma forma criativa de se destacar dos outros candidatos a escritor. Exemplos: mande os originais numa caixa enorme. Ou numa caixa colorida. Ou o que mais você inventar para aparecer mais do que os outros.

Claro que você pode ter sorte, como teve ninguém menos que J. K. Rowlling, a criadora de Harry Potter, o bruxinho mais famoso e milionário do mundo. Foi do topo de uma pilha dessas que foi pego seu primeiro original, simplesmente porque um compromisso do agente foi cancelado. Mas, na dúvida, vamos sempre tentar dar uma mãozinha para a nossa sorte.

3) Coloque um pinguinho de cola a cada dez páginas dos seus originais. Assim, quando uma editora qualquer devolver seu texto alegando não ter interesse em publicá-lo, você poderá checar se ele foi ao menos lido e avaliado. Meu marido, Carlos Luz, fazia isso quando não tinha ainda nenhum livro publicado e denominou a técnica de "colagem anti-depressão". Muito útil. Diversas vezes ele recebeu de volta os originais e pôde verificar que eles não tinham sido sequer folheados.

4) Se depois de um ano você não receber nada a não ser cartinhas do tipo "que pena, mas para os próximos meses nossa programação já está fechada", comece a cogitar uma pequena edição independente. Voltando ao exemplo do Cao, essa foi a decisão dele e, após a venda de 800 exemplares (nos bares, em pequenas livrarias etc.), ele acabou sendo convidado pela Editora Record para reeditar seu primeiro livro, O Brilho dos Pássaros, e, em seguida, lançar o segundo, A Janela Entreaberta.

5) Se for fazer sua edição independente, muitíssimo cuidado com a escolha da capa, do título e com o preço final para o leitor. Quanto mais barato um livro, mais fácil vendê-lo – principalmente quando se trata de um autor iniciante. O título e a capa, claro, devem ser bonitos e bem cuidados. Mas também precisam ser comerciais e espelhar bem o conteúdo do romance.

6) Por mais que você ame desenhar e seja um ótimo ilustrador, deixe a capa aos cuidados da editora. Não que você não possa opinar e dar sugestões quando chegar a hora, mas a palavra final nas capas dos livros costuma ser da editora.

7) Mandar os originais em formato de livro pronto também não impressiona as editoras. Elas são 100% responsáveis pela parte gráfica de um livro (tipo de letra, encadernação, capa, contracapa, tudo). A parte que cabe ao escritor é apenas o texto. Basta, né?

8) Muita gente me escreve perguntando como é feito o pagamento aos escritores. Normalmente, as editoras pagam 10% do preço de capa trimestralmente ou semestralmente.
 Confira na Integra no site da Thalita .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora , você pode comentar !